A logística faz parte do processo de geração de valor ao cliente. Quanto mais integrada for à estratégia da empresa, maior o diferencial no mercado.
Talvez uma das áreas mais importantes de toda a cadeia de abastecimento e, ao mesmo tempo, curiosamente, a que recebe menos atenção se comparada com outras, como vendas, compras e produção, é a área de Logística (isso inclui Centros de Distribuição e Transporte).
É fim de mês? Data especial? Ótimo! A empresa vai realizar uma ação de vendas. O Departamento de Vendas decide (quando muito envolve Compras) e, quando der, comunica a Logística. Geralmente, nessas horas, aumentam os erros de separação e horas extras, as cargas são mal aproveitadas, os motoristas ficam sobrecarregados, todo custo logístico aumenta, os clientes começam a reclamar e até pedidos são cancelados ou devolvidos. Já viu essa novela em sua empresa?
Não que as ações de vendas sejam erradas. Muito pelo contrário. Mas entendo que o esforço de uma ação de vendas de fim de mês deveria ser replicado para todos os dias. Isso evitaria o ciclo vicioso de encher os estoques dos clientes e forçar o rebaixamento de preços.
Mas, independentemente disso, ao olhar para o processo logístico é possível identificar algumas oportunidades que podem “amortecer” cenas como a mencionada acima e, ainda por cima, garantir uma boa vantagem competitiva à empresa. Veja abaixo dez pontos estratégicos fundamentais para alavancar suas vendas, com menos custos:
1) Otimização do transporte: aqui vale a máxima “distância é dinheiro”. A análise integrada da rede de transporte e rotas é crucial para otimizar trajetos, entregar mais rápido e reduzir as despesas;
2) Gerenciamento de estoque: talvez o ponto mais conhecido em toda a logística e, ao mesmo tempo, o mais difícil. Gerenciar estoque significa gerenciar ineficiências. Ineficiências dos fornecedores, de áreas de compras, vendas, produção, armazém e transporte. Muito mais do que análise e previsão de demanda para reduzir excesso ou falta de estoque, é necessário tratar esse assunto em um comitê estratégico envolvendo todas as áreas finalísticas da empresa;
3) Eficiência do CD: layout, processos, sistema (WMS) e pessoas andam de mãos dadas. Agilizar operações e reduzir erros dependem necessariamente desses quatro pilares. Sempre que um deles é alterado, os outros serão impactados. Portanto, nada de ações isoladas;
4) Otimização de embalagem: encontrar alternativas de embalagens que ofereçam proteção e ao mesmo tempo flexibilizam o tamanho é crucial para reduzir custos e otimizar a formação da carga;
5) Use (e abuse) da tecnologia: softwares para automatizar processos e rastrear cargas em tempo real fazem a vida mais simples, porque reduzem a dependência de atividades humanas repetitivas e suscetíveis a erros;
6) Logística reversa: mais do que “trazer de volta a mercadoria”, o custo total da logística reversa depende da eficiência do CD, da qualidade do transporte, mas também da eficiência de vendas, compras e pós-vendas. Além de reduzir custos, melhora a satisfação do cliente;
7) Eficiência energética: novas tecnologias com o uso de energia de fonte renovável, tanto no CD como no transporte, já estão disponíveis. Além de reduzir custos, a sociedade valoriza essas ações e é um grande fator competitivo. O departamento de vendas vai agradecer;
8) Treinamento de funcionários: mesmo que já tenha sido comentado, esse item é tão importante que merece ser tratado com exclusividade. Treinamento exaustivo para “fazer certo da primeira vez”e criar equipes operacionalmente autônomas faz toda a diferença. Não adianta ter um sistema de última geração se a equipe não estiver à altura;
9) Benchmarking e melhoria contínua: criar uma rotina que incentive a identificação de oportunidades e ações de melhoria, com suas respectivas recompensas individuais e coletivas, além de aumentar o senso de responsabilidade de todos, estimula o alcance de patamares de resultados cada vez melhores. Vale lembrar que as melhores soluções sempre vêm da operação;
10) Negociar contratos: negociar contratos de longo prazo com transportadoras e fornecedores a taxas e termos favoráveis e seguros, que podem proporcionar estabilidade e economia de custos a longo prazo.
Logística faz parte, sim, do processo de geração de valor ao cliente. Quanto mais integrada for à estratégia da empresa, maior será o diferencial no mercado. Bons negócios!